A ação operacional conjunta das forças de segurança resultou na desarticulação de uma quadrilha especializada em furtos a condomínios de alto padrão na zona oeste da capital paulista. Quatro indivíduos foram presos após uma tentativa frustrada de crime na região do Parque Villa-Lobos. A intervenção rápida da Companhia de Ações Especiais de Polícia (CAEP) Oeste, com o apoio do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, neutralizou a ação criminosa, impedindo maiores prejuízos aos moradores e fortalecendo a segurança da população local.
Ação Operacional e Prisão em Flagrante
A operação teve início na noite de ontem. Durante patrulhamento tático na área, equipes da CAEP Oeste foram acionadas pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) para atender uma ocorrência de furto a residência em andamento em um condomínio de alto padrão, situado na região do Parque Villa-Lobos. A pronta resposta das equipes foi determinante para o desdobramento dos fatos. Ao se deslocarem para o endereço, especificamente pela Avenida Professor Fonseca Rodrigues, os policiais visualizaram um dos integrantes do grupo criminoso sentado ao solo, que se rendeu imediatamente ao perceber a aproximação da equipe policial.
Na abordagem inicial, foi constatado que o homem havia fraturado a perna durante a tentativa de fuga, ao tentar transpor o muro do condomínio. As diligências operacionais prosseguiram com a localização de um segundo suspeito, que tentava acessar o Parque Villa-Lobos e também foi detido. Com o apoio tático de equipes do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, mais dois indivíduos foram localizados e presos nas imediações do local da ocorrência, elevando para quatro o número total de prisões realizadas.
Modus Operandi e Apreensão de Veículo
Os detidos, conforme confessaram aos policiais, são integrantes de uma organização dedicada a furtos em condomínios de luxo. Segundo os relatos, o grupo realizava monitoramento prévio dos edifícios e, no caso desta ocorrência, conseguiu acessar o condomínio utilizando um controle remoto de portão clonado. Já no interior do prédio, tentaram arrombar a porta de um apartamento. No entanto, a movimentação das equipes de segurança foi percebida pelos invasores, que desistiram da ação e iniciaram a fuga.
Durante as buscas realizadas pela polícia na sequência da operação, um dos veículos utilizados pela quadrilha, um Fiat/Mobi, foi encontrado abandonado na Rua Oboró, e foi subsequentemente apreendido. Um segundo automóvel, um Fiat/Bravo, conseguiu evadir-se do local antes da chegada das equipes. Os envolvidos foram conduzidos ao Pronto-Socorro da Lapa para atendimento médico. Devido à grave fratura sofrida durante a tentativa de fuga, um dos presos foi transferido ao Hospital das Clínicas, onde permaneceu sob escolta policial, garantindo a custódia. Os demais receberam atendimento e foram posteriormente apresentados à autoridade policial.
A ocorrência foi formalmente registrada no 14º Distrito Policial. Durante a identificação dos presos, foi verificado que um deles era procurado pela Justiça do Espírito Santo pelo crime de furto, o que reforça a complexidade do grupo desarticulado. Os quatro indivíduos permanecem à disposição da Justiça para as providências cabíveis, e o veículo recuperado foi devidamente apreendido.
Acompanhe o Plantão 190 Brasil para mais informações sobre operações, prisões, apreensões e ações que fortalecem a segurança pública em todo o país. #Força&Honra









